domingo, 27 de fevereiro de 2011

Manutenção de Piscinas em Gunite

Ser Proprietário de uma Piscina Gunite

Uma piscina em gunite pode ter qualquer forma ou tamanho. Estas piscinas são revestidas com concreto ou tijolo, em vez de vinil e, por isso, são muito mais personalizáveis.
Muitos consumidores optam por piscinas gunite devido à sua beleza e durabilidade.
A manutenção e limpeza, no entanto, diferem consideravelmente e são factores a considerar ao escolher a piscina gunite certa para instalar.

O porquê de escolher uma piscina gunite?

Todas as piscinas gunite são instaladas em buracos previamente escavados e geralmente pode custar até 50% mais que uma piscina de fibra de vidro. A piscina em gunite tem, no entanto, várias vantagens. A vantagem principal é que estas piscinas em concreto prestam-se bem à personalização. O revestimento em vinil de uma piscina coloca limitações sobre a forma e design da mesma, enquanto que, o gunite não tem essas limitações. Por esta razão, veêm-se muitas piscinas gunite com formas bastante elaboradas e com características especiais, tais como, quedas de água.

As piscinas em gunite são construídas para durar. Os proprietários não precisam de se preocupar com fissuras ou manchas no revestimento e a mistura de concreto/areia usada na construção da piscina é menos propensa a infiltrações do que um revestimento em vinil.
Muitos proprietários optam por um revestimento em azulejo do fundo ou das bordas das suas piscinas gunite para lhes acrescentar ainda mais beleza. Devido à sua durabilidade, as piscinas gunite são geralmente escolhidas por complexos de apartamentos e cadeias hoteleiras.


Cuidados e manutenção de uma piscina em gunite

Salvo se as paredes e o fundo da piscina gunite forem revestidos com azulejo, estas superficies deve ser escovadas regularmente, com o objectivo de soltar a sujidade e
e as algas que a elas se prendem. O processo de escovagem e varrimento deve começar da parte menos funda em direcção à mais funda da piscina. Depois dos detritos assentarem, poderão ser aspirados com um aspirador de piscina normal.

Infelizmente, apenas escovar e limpar uma piscina em gunite não é suficiente para mantê-la limpa. Periódicamente, a piscina deve ser drenada e as peças (se as houver) devem ser limpas. Os azulejos podem ser limpos com qualquer produto de limpeza de azulejos de casa. Ao contrário das piscinas em vinil, as construidas em gunite podem ser completamente drenadas, sem medo de um colapso. Isto torna a limpeza profunda mais fácil para os proprietários.

Se o concreto estiver manchado, aplicar cloro granulado directamente na mancha, deixar actuar e, em seguida lavar é um bom método de remoção de manchas. Se o cloro não for suficiente, o proprietário da piscina gunite poderá optar por uma lavagem ácida para abrilhantar o concreto e assim se livrar das manchas.


Perigos na manutenção de piscinas em gunite

As piscinas gunite nunca devem ser lavadas sob pressão. Lavagens sob pressão, embora eficazes, podem fazer a base de concreto "descascar". O resultado será uma superfície irregular, cuja reparação pode sair cara.

Uma lavagem ácida é um tratamento muito comum e eficaz para dar de novo brilho a uma piscina em concreto, que foi ficando suja com o tempo, ou que não foi adequadamente mantida.
As lavagens ácidas, porém, devem ser feitas por profissionais. O ácido utilizado para tratamento de piscinas gunite é extremamente cáustico e perigoso. Além disso, os profissionais dispõem de uma forma adequada de acondicionar os resíduos químicos resultantes da lavagem que, na maioria dos casos, não podem ser simplesmente deitados no ralo da piscina.

As piscinas gunite devem ser enxaguadas cuidadosamente após receberem um tratamento de lavagem com ácido para evitar que o ácido contamine a água quando a piscina for recarregada.

Para saber mais sobre manutenção de piscinas, visite-nos em www.dreampools.pt