segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Construção de Piscinas

Na história das piscinas existem registos da sua existência que remontam a 2500 A.C.. 
Com base na descoberta dos  Banhos Romanos, das relíquias históricas dos Egipcíos, assim como das dos Gregos, podemos com certeza afirmar que o ser humano foi desde esses tempos remotos cativado pela sensação de refrescamento, pela prática de exercicio ou pela simples imersão no incrível corpo de água que constitui o que hoje em dia designamos por piscina. 
Um dicionário da Internet descreve piscina como um reservatório com água usado para a prática de natação ou de outros desportos aquáticos. 
Hoje em dia, um grande número de residências em países quentes têm as suas próprias piscinas privadas, construídas  nos seus quintais.


Abaixo serão descritas as diferentes fases da construção de piscinas


Estilo 


Actualmente as piscinas podem ser construidas com qualquer forma e poderá encomendar revestimentos em pedra ou vitreo das mais variadas cores, formas e tamanhos para decorar a superfície e as áreas circundantes da sua piscina. 
Degraus, ilhas, decorações aquáticas, bem como a iluminação são elementos típicos a considerar ao construir a sua piscina. 


Licenças


Na maioria dos países, precisará de primeiro garantir as licenças necessárias para que possa iniciar a construção de uma piscina no seu quintal. Certifique-se que obtém toda a documentação necessária junto das autoridades antes de avançar para a fase 2. 


Escavação do terreno


Depois de tomar a decisão de que gostaria de construir uma piscina no seu quintal, deve estar disposto a esquecer temporáriamente o seu jardim. A verdade é que, o primeiro passo na construção de uma piscina está em escavar um buraco grande, ou talvez apenas um mais pequeno, de acordo com tamanho e profundidade que escolheu. Isso será conseguido com a ajuda de uma escavadora mecânica, bem como de um camião para levar a terra. 


Construção


Depois de escavado o buraco, é colocada a bomba no lugar e instalada uma grade estrutural com hastes de aço reforçadoras. As hastes são devidamente espaçadas e presas com arame. Quando a grade estiver colocada, é lançada uma cobertura pesada de gunite, uma mistura de cimento e areia, em volta da estrutura montada. O spray combina gunite seco misturado com água antes de ser borrifado: o que produz o concreto líquido. Depois de aplicado o gunite é deixado secar durante uma semana antes de aplicar o acabamento à superfície. O acabamento pode ser feito num revestimento em pedra ou vitreo. As piscinas de gunite são altamente duráveis e podem ser construídas em qualquer tamanho ou modelo.


Acessórios 


Poderá querer incluir corrimãos, bem como degraus para aumentar a segurança e o conforto na utilização da sua piscina. Além disso, também poderá incluir efeitos de iluminação para impacto mais dramático na sua piscina. A cobertura da piscina é opcional, embora aconselhada quer para manter o calor quer para protegê-la das folhas e de outras partículas durante todo o Inverno.


Tubos e Filtragem


As tubagens, o sistema de filtragem ou o sistema de aquecimento devem ser instalados por um especialista qualificado na instalação da piscinas, que também deverá aconselhar sobre as quantidades correctas de produtos químicos a aplicar para ajudar a manter a sua piscina limpa e segura. 


Uma vez tudo no seu lugar e preenchido com água, está na hora de dar um mergulho! 
A piscina é uma diversão excelente para toda a família, promove o bem-estar fisico através do exercicio e é certamente uma característica em destaque se pretender vender a sua casa.


Para saber mais sobre desenhos e construção de piscinas, visite-nos em www.dreampools.pt